Você já parou pra pensar quanta química há em nossas vidas? Praticamente tudo que somos e construímos está relacionado à este conteúdo tão importante. A Química está presente em todo nosso planeta e no universo. Tem química em nosso corpo, durante o nosso sono, quando comemos, quando namoramos. Está em tudo! Em nossos alimentos, em nossas roupas, e também em tudo que falamos! Então convido a todos a explorar esse nosso mundo sob o olhar da Química, e então iremos descobrir juntos, Quanta Química tem por ai!

terça-feira, 20 de março de 2018

Novos nomes de elementos da Tabela Periódica

No finalzinho do ano de 2016, foi publicada no mundo inteiro a notícia dos novos nomes de quatro elementos químicos.


Os quatro elementos químicos de números atômicos 113, 115, 117 e 118 foram descobertos em 2003, 2004 e 2010 respectivamente, entretanto ainda não possuíam nomes.

O nome do elemento que ocupa o lugar 113, Nihonium, faz referência à palavra Nihon, que significa Japão e tem como símbolo Nh. A existência do Nihonium, primeiro elemento colocado em evidência na Ásia, havia sido demostrada em três oportunidades entre 2004 e 2012 por Kosuke Morita, professor da Universidade de Kyushu (sudoeste do Japão).

Já o elemento Moscovium possui número atômico 115, e faz referência a Moscou, cuja paternidade corresponde a pesquisadores russos e americanos. Este elemento que apresenta massa atômica igual a 288 u, possui características metálicas (é um metal) e pertence à família VA (também chamada de família do nitrogênio ou grupo 15).

Tenessinocuja sigla é Ts, é um elemento que apresenta massa atômica igual a 294 u, é um ametal e pertence à família VIIA (também chamada de família dos halogênios ou grupo 17). O nome foi escolhido em homenagem aos institutos de pesquisas do Tennessee, nos Estados Unidos.

Oganossenocuja sigla é Og, é um elemento que apresenta massa atômica igual a 294 u, possui características de um gás nobre (elemento de difícil interação atômica) e pertence à família VIIIA (também chamada de família dos gases nobres ou grupo 18). O nome deste elemento faz referência ao físico nuclear russo Yuri Oganesián. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário