Você já parou pra pensar quanta química há em nossas vidas? Praticamente tudo que somos e construímos está relacionado à este conteúdo tão importante. A Química está presente em todo nosso planeta e no universo. Tem química em nosso corpo, durante o nosso sono, quando comemos, quando namoramos. Está em tudo! Em nossos alimentos, em nossas roupas, e também em tudo que falamos! Então convido a todos a explorar esse nosso mundo sob o olhar da Química, e então iremos descobrir juntos, Quanta Química tem por ai!

terça-feira, 20 de março de 2018

A Tabela Periódica dos Elementos Químicos

A Tabela Periódica tem como finalidade fundamental facilitar a classificação, a organização e o agrupamento dos elementos conforme suas propriedades., portanto A Tabela periódica dos elementos químicos é a disposição sistemática dos elementos químicos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades. 

Os elementos estão organizados em ordem crescente correspondente aos números atômicos (número de prótons).

No total, a Tabela Periódica possui 118 elementos químicos, no qual cada quadrado especifica o nome do elemento químico, seu símbolo e seu número atômico.



Uma breve história da Tabela Periódica dos Elementos Químicos


Tudo começou com a descoberta individual dos elementos químicos, por exemplo Ouro (Au), a Prata (Ag), o Estanho (Sn), o Cobre (Cu), o Chumbo (Pb) e o Mercúrio (Hg) são conhecidos desde a antiguidade, e Henning Brand que descobriu o fósforo (P) em 1669.

A primeira classificação, foi a divisão dos elementos em metais e não-metais.

Em 1817, Johann Döbereiner agrupou os elementos em três - ou tríades.

Em 1864 por John Newlands elaborou o modelo periódico de oitavas, ou grupos de oito, ordenando de forma crescente as suas massas atómicas.

Em 1861 Dimitri Ivanovich Mendeleev criou uma carta para cada um dos 63 elementos conhecidos e organizou-os em ordem crescente das suas massas atômicas, agrupando os elementos de propriedades semelhantes. Este modelo estabelecia semelhanças entre os elementos e uma rede de relações vertical, horizontal e diagonal. Mendeleev é considerado o Pai da Tabela Periódica.

Em 1913 Henry Moseley organizou os elementos por ordem crescente do seu número atómico.

A partir de 1940, Glenn Seaborg descobriu o plutónio e todos os elementos transurânicos (do número atómico 94 até ao 102), e reconfigurou a tabela periódica colocando a série dos actinídeos abaixo da série dos lantanídios.

Com a aplicação das tecnologias digitais, ficou ainda mais fácil aprender tudo sobre a Tabela Periódica dos Elementos Químicos. Acesse o site: https://ptable.com/ e divirta-se!


Fonte: Toda Matéria e InfoEscola

Nenhum comentário:

Postar um comentário